Home » Religioso e Arquitetônico

Religioso e Arquitetônico

Igreja São Benedito
É a primeira igreja que se tem conhecimento na história de Cravinhos. É de pequena dimensão, tendo ao centro um cruzeiro de madeira que ali existe desde a construção da citada Capela, feita em 1888, por Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim. E foi tombada como patrimônio histórico no ano de 1985.

Caminho da Fé
O Caminho da Fé foi inspirado no milenar “Caminho de Santiago de Compostela” (Espanha), criado para dar estrutura às pessoas que fazem peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os pontos de apoio. O Caminho da Fé foi inaugurado em 11/02/2003 na cidade de Águas da Prata. E o município de Cravinhos foi incorporado ao trajeto no dia 14 de março de 2008. A partida é no “Portal da Fé” que fica localizado, em frente a Matriz Santa Luzia. Denominado em 2018 como RAMAL PADRE DONIZETTI, todos os anos em setembro a Secretaria Municipal de Cultuta e Turismo, realiza a Caminhada da Fé com trajeto Cravinhos-São Simão, reunindo mais de 1000 peregrinos.
PONTO AO PEREGRINO – HOTEL GIRASSOL – AV MANOEL GOMES DOS SANTOS S/Nº – ABERTO 24 HORAS – (16) 3951-8176
IGREJA SANTA LUZIA – AV PEDRO AMOROSO Nº 1285 – ABERTO DE SEG A SEX DAS 7 AS 17 HORAS. – (16) 3951-6654

Matriz São José
A centenária Igreja São José de Cravinhos foi inaugurada em 24 de junho de 1904, pelo padre Francisco Boti. A igreja foi construída totalmente em estilo romano, sendo que os vitrais que retratam o calvário de Jesus Cristo é um dos atrativos do local, possui em sua maioria imagens sacras vindas de outros países Itália e Portugal, entre outros.

Matriz Santa Luzia
A Igreja Santa Luzia foi o sonho do Padre Giovanni Pizzetti que sensibilizado diante das necessidades da população carente, dos novos bairros de Cravinhos, pensou numa igreja que atendesse toda aquela parte da cidade.
A construção foi possível graças a doações e recursos obtidos através de promoções em quermesses e jantares. As obras iniciaram-se em 1983 e foram concluídas em 1984. Atualmente passa por uma grande reforma e ampliação.

Capela de Santos Reis
Capela construída dedicada a cultura dos Santos Reis: Baltazar, Melchior e Gaspar – todos os anos na segunda quinzena de julho, acontece o Grande Encontro de Companhias de Santos Reis, chegando a reunir mais de 30 cidades de toda região.

Casa das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Lípari
Imóvel preservado, destaque para sua belíssima arquitetura, onde residem as irmãs Franciscanas de Cravinhos.

Cemitério Municipal
Local de grandiosa diversidade arquitetônica, abriga vários mausoléus com mármore vindos da Itália, local de fé onde também se encontra sepultada a Menina devota a Santa Izildinha, onde há crença cravinhense que a mesma faz milagres. Possui também várias capelinhas de rico valor histórico e cultural.

Esculturas da Via Sacra
Esculturas que se encontram em um dos muros da praça, esculpidas pelo artista plástico cravinhense Paulo Cesar Chaves, em concreto, retratam a Via Crucis.
PRAÇA JOAQUIM JOSÉ DA SILVA – AV PEDRO AMOROSO Nº 1285
ABERTA AO PÚBLICO

Portal do Caminho da Fé
Considerado o mais imponente Portal de todo Caminho da Fé. Monumento dedicado ao roteiro dos peregrinos.

Cruzeiro da Av Salvador Pagano
Monumento dedicado a religiosidade popular, local público aberto a população e visitação. Localizado no início da Av Salvador Pagano – Jd Alto das Acácias.

Coreto da Praça Central
Seu diferencial, além da arquitetura belíssima, é que acontecem todos os domingos a tradicional apresentação da Banda do Coreto, com músicas tradicionais para crianças, onde as mesmas se divertem ao seu redor formando uma corrente de alegria e espírito festivo. No local também existe a participação de Food Trucks e Barraquinhas de alimentação, além de brinquedos para crianças – É o tradicional domingo da Família.
AOS DOMINGOS DAS 20H ÀS 23 HORAS

Praça Central da Matriz
A Praça Manoel Arantes Nogueira, conhecida como Praça Central da Matriz, sempre foi um grande destaque na região, sendo que na década de 70, foi considerada a mais bela da região. Possui arquitetura arrojada para a época( foi construída em 1905). Calçamento em pedra portuguesa, sanitário público, bebedouro, coreto, fonte luminosa, monumentos, bancos e muita arborização. É o grande ponto de encontro das famílias e de turistas. Seu diferencial é a referência à memória, ao saudosismo (primeira praça da cidade) que a mesma proporciona, ainda conservando nos dias atuais a Banda do Coreto aos domingos, o encontro de casais, jovens, adultos e crianças. O serviço de auto falantes, com oferecimento de músicas e prestação de serviços. Na época natalina já se tornou referência para visitação em toda região, com a tradicional decoração Natal EsPETacular, recebe visitantes e moradores com festividades todos os finais de semana do mês de dezembro.
AV RITA CÂNDIDA NOGUEIRA S/N

Clube Recreativo de Cravinhos
O clube está em fase final de restauração para se transformar em salas culturais, cinema e com destaque ao teatro para acomodação de 500 pessoas.
RUA XV DE NOVEMBRO No 509
ATENDIMENTO (16) 3951-1614

Estação Ferroviária Cravinhos
A Estação foi inaugurada em 1883, conserva até os dias de hoje sua arquitetura. Atualmente está passando por restauro e será transformado no Centro Comercial, Gastronômico e Cultural de Cravinhos, onde haverá espaços comerciais para artesanato, gastronomia, manifestações culturais e artísticas.
PRAÇA JULIO PEDRO PONTES No 15
ATENDIMENTO (16) 3951-1614

Marco Zero/Monumento Revolução Constitucionalista
O Marco Zero registra a distância de Cravinhos a Brasília.
PRAÇA JULIO PEDRO PONTES No 15
Praça alusiva ao Movimento Constitucionalista em homenagem ao Voluntário José de Oliveira Moreira
RUA PEDRO DE GASPERI
ATENDIMENTO (16) 3951-1614

Mercado Municipal
Prédio onde funcionava o antigo Marcado Municipal, sua arquitetura serve de objeto de estudos para estudantes de arquitetura de faculdades da região. Atualmente funciona no local um mercado particular, mas o mesmo mantém as mesmas características de antigamente e é aberto ao público.
RUA DIAS DA COSTA/ PRAÇA JOÃO NOGUEIRA
ATENDIMENTO (16) 3951-1614

Cadeia Pública/FORUM
O antigo prédio da Cadeia, atualmente funciona a sede da Polícia Civil do Estado de SP. Conserva a arquitetura da época.
RUA DIAS DA COSTA No 270

O prédio do Fórum de Cravinhos, possui em sua fachada uma arquitetura diferenciada.
AVENIDA FAGUNDES No 29
ATENDIMENTO (16) 3951-1614

EMEB João Nogueira
Tombado pelo CONDEPHAT em 2004 o prédio da EMEB João Nogueira é uma das construções mais imponentes da cidade. Possui arquitetura diferenciada de preservação da memória e história. No local atualmente funciona uma escola municipal.
ATENDIMENTO (16) 3951-1614

Biblioteca Pública Municipal Prof “Osvaldo Arruda Stein”
Possui um acervo de mais de 20 mil livros de títulos variados, sistema de internet para uso da população e disponível ao turista para consulta no local.
RUA CERQUEIRA CESAR No 136
ATENDIMENTO (16) 3951-8483

CAC – Clube Atlético de Cravinhos – Estádio João Domingos Martins
Aqui acontecem os principais campeonatos esportivos da cidade, inclusive atualmente tem sido sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Destaca-se por ser um dos únicos que preserva sua arquitetura original na Tribuna de Honra, totalmente construída em madeira. Faz história na região.
ATENDIMENTO (16) 3951-1378

Capela Nossa Senhora Aparecida
No bairro Jardim Itapuã, a igreja é aberta duas vezes na semana para fiéis fazerem suas orações e agradecimentos.

Comentários estão desabilitados.